segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Cândido Mendes recebe visita do Programa Maranhão Quilombola

No último sábado (07), o coordenador do Programa Maranhão Quilombola, Mauro Andrade Marques, visitou Cândido Mendes e se reuniu com a SEMABES (Secretaria Municipal de Assistência e Bem Estar Social), para tratar sobre:

  1.  Inclusão do município na Rota Quilombola da Baixada.
  2. Processo de certificação de comunidades quilombolas, casas, tendas e terreiros.
  3. Adesão ao Selo Quilombos do Maranhão.

Juntos, realizaram visitas às comunidades quilombola de Carará Mirim, Bom Jesus, Santa Bárbara, Santa Izabel, Prainha Beira de Campo e São José do Português, com objetivo de levar aos Quilombos, orientações relacionadas aos assuntos propostos, como também, conhecer a cultura, área geografia e política de igualdade racial local.

Cultura Bumba-meu-boi 

Comunidade de Bom Jesus

Dispolpadeira de São José 

Beira de Campo

Plantações e terras em Bom Jesus

Artesanatos

Comunidade de Aries Alegre

SELO QUILOMBOS DO MARANHÃO

O Selo Quilombos do Maranhão tem a finalidade de identificação social e territorial de produtos oriundos de comunidades quilombolas produzidos por pessoa física ou jurídica, bem como o fortalecimento da identidade das populações quilombolas perante os consumidores e a população em geral.

O Selo pretende dar visibilidade aos trabalhos e produtos agrícolas e não-agrícolas dos (as) quilombolas e conhecimentos associados sobre biodiversidade e sistemas de produção, fortalecendo o desenvolvimento produtivo e a sustentabilidade destas comunidades.

A VISITA

A visita do coordenador do Programa Maranhão Quilombola ao município, é fruto de solicitações realizadas pela primeira dama Sofia de Jesus, junto a órgãos responsáveis na capital do Estado em benéfico da sua cidade.

Participaram da excursão a Secretária adjunta, Márcia Matos, a coordenadora do CRAS, Ideilde Almeida, o  Coordenador de Igualdade Racial, Márcio Paixão e o assessor da Secretaria, Fellipe Maia.

Observação: Os Quilombos já receberam todas as doses da vacina contra Covid-19 e suspenderam o uso de máscaras. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial