terça-feira, 6 de julho de 2021

VEREADORA ENIEDES COSTA SE ENGAJA NA CAMPANHA “JULHO AMARELO” DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 


Mesmo de recesso, a vereadora Eniedes Costa (PCdoB), tem se engajado na propagação de boas informações aos candidomendenses. Esse mês de julho, com objetivo de alertar sobre a prevenção e combate as hepatites virais, que acometem cerca de 71 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morrem aproximadamente 400 mil, ela levanta a bandeira em prol da Campanha “Julho Amarelo”, tornando-a notório através do rádio e redes sociais.

Instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que também instituiu o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho de cada ano.

Hepatites

De acordo com as autoridades sanitárias, as hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus, entre eles, o vírus da hepatite C, que pode levar a complicações como cirrose e carcinoma hepatocelular. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 0,7% da população brasileira, entre 15 e 69 anos, teve contato com o vírus da hepatite C e estima-se que quase 700 mil pessoas tenham a doença, necessitando de acompanhamento e tratamento. Uso de drogas injetáveis, compartilhamento de agulhas ou seringas e qualquer procedimento que envolva sangue sem os devidos cuidados de higiene e esterilização estão entre as formas mais frequentes de transmissão. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, um dos desafios da hepatite C é seu diagnóstico, pois trata-se de uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, então, a pessoa pode ter-se contaminado no passado e não saber que tem o vírus. A recomendação é que se realize o teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar a doença o mais precocemente possível. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial