segunda-feira, 3 de maio de 2021

Vereadora Eniedes Costa e Presidente da Câmara de Cândido Mendes buscam soluções pro lixão

 


A produção de lixo no Brasil cresce em ritmo acelerado. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 58% de todo o lixo produzido pela população no país têm como destino os aterros sanitários. Os demais 42% correspondente a aproximadamente 76 mil toneladas de resíduos sólidos, vão para lixões, sem qualquer tipo de preocupação com o meio ambiente.

No município de Cândido Mendes a preocupação se estende para além desse crescimento desenfreado e ocasiona-se com o despejo do lixo em uma área identificada como "lixão", situada dentro da cidade. Com o objetivo de propor uma solução para o problema, os vereadores Tayron Sousa e Eniedes Costa estiveram na empresa Mundial TECH (especializada na solução de descarte de lixo), conhecendo a proposta apresentada, a qual será encaminhada ao gestor José Bonifácio.

Por fim, foi agendado retorno com o Dr. Atenagoras diretor executivo e Romero Lima, diretor presidente, os quais, apresentarão pessoalmente as medidas adotadas para instalação e solução já realizada em outros municípios.

O Projeto

Projeto permite transformar resíduos sólidos como garrafas, pneus, sacolas plásticas e madeiras em insumos que poderão ser utilizados na indústria de construção civil, cimenteira e na indústria de blindagem automotiva.

"A população será beneficiada com uma Usina, com a qual, será possível deixar de extrair o insumo mineral do meio ambiente, afim de utilizar o lixo para produção das mais diversas matérias-primas. Por exemplo, um dos insumos, a brita sintética, pode ser utilizada no asfalto, no pavimento como base de terraplanagem, ou em placas e tem durabilidade de cerca de 2.800 anos, de acordo com as pesquisas realizadas por nossos técnicos. Os custos do equipamento serão negociados com os empresários interessados", revelou o pesquisador e representante da Empresa Mundial TECH.

"Estamos em busca de parceria público-privada da empresa junto a Prefeirura Municipal, afim de, encontrarmos a solução adequada para o lixão da cidade. Acreditarmos ainda na boa intenção do Prefeito Facinho, para quê juntos possamos solucionar mais esse problema", comentou Eniedes.

"Em São Luís participamos de uma vídeo conferência na empresa Mundial TECH em busca de uma alternativa para a retirada do lixão, que está sendo descartado de forma irregular e através de um aterro de blindagem. Buscamos solucionar esse problema em parceria com o poder executivo", discorreu o Presidente da Câmara Municipal de Cândido Mendes, Tayron Sousa.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial