quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Cândido Mendes recepciona AGERP, ITERMA e SAF com demandas destinadas à região do Alto Turi


A Secretaria de Agricultura de Cândido Mendes, recepcionou representantes da AGERP, ITERMA e SAF, em 23 de Novembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, instalado no Centro de Cândido Mendes. Na ocasião, lideranças do Alto Turi debateram demandas e discutiram projetos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar e extrativismo de base.

Estiveram presentes os secretários de agricultura dos municípios de Boa Vista do Gurupi, Amapá, Carutapera, Luís Domingues, Godofredo Viana e Cândido Mendes, como também, representante do administrativo local, Dr. Paulo Smith, vereadores de Cândido Mendes, Adiel Celeiro, Pereira Filho, Fábio Paiva e Cristóvão Leite, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Eurais local, Joana Costa Cunha, vice-prefeito de Luís Domingues, Isaque Cirino, líderes de entidades da sociedade civil, incluindo STTRS, associações cooperativas, secretária-adjunta da Saf, Luciene Figueiredo, presidente do Iterma, Raimundo Lídio, superintendente da SAF, Pedro Belo, diretora da Agerp, Alessandra Araújo, diretor do Iterma, Levi Alves, gestor da Agerp Zé Doca, Cabecinha, coordenador da cadeia extrativista da juçara/açaí, Obed Soares, técnico Edipo Carvalho. Na reunião, foi reinterado compromisso de parceiria com o Governo do Estado para investimentos destinados ao fortalecimento da produção regional.



Anunciada a liberação de R$ 154 mil para aquisição de equipamentos da agroindústria de beneficiamento da juçara/açaí da Associação dos Trabalhadores com Açaí de Luís Domingues (ATALD), assim como R$ 183 mil para compra de mudas de açaí/BRS Pará, cupuaçu e banana, bem como a realização de um Dia de Campo.

Para Cândido Mendes, a secretária Celiane Celeiro, apresentou novas demandas para implantação do projeto "Cadeia do Abacaxi", "Cadeia da Mandioca", e execução do projeto "Cadeia do Açaí". O projeto do Açaí já está em andamento junto ao ITERMA. Discutido também, regularização fundiária de terras, com objetivo de obter titularidade definitiva das propriedades. A resposta obtida do ITERMA foi positiva e o diretor de regularização fundiária Levi Pinho Alves, afirmou que o município de Cândido Mendes já está no cronograma de serviços de georeferenciamento, como é o caso da Gleba Mutum e a empresa Geoterra fará o trabalho de medição das áreas.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial